web stats

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Justiça determina que Marcos Valério pague multa de mais de R$ 3 milhões

O empresário Marcos Valério terá que devolver mais de R$3 milhões aos cofres públicos (Foto: Divulgação)

A Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal definiu na segunda-feira (6/1) que cinco dos 25 condenados no julgamento do mensalão terão 10 dias para pagar as chamadas penas pecuniárias. A multa mais alta foi aplicada ao empresário Marcos Valério, que irá desembolsar mais de R$ 3 milhões. Na lista daqueles que terão de saldar a dívida já neste mês aparece também os nomes dos ex-deputados José Genoino (PT-SP) e Valdemar Costa Neto (PR-SP).

Marcos Valério acabou condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a mais de 40 anos de cadeia. Ele foi o responsável, segundo a denúncia apresentada em 2006, por operacionalizar a compra do apoio de parlamentares ao governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Genoino, por sua vez, era o presidente do PT na época em que o escândalo do mensalão veio à tona. Condenado a seis anos e 11 meses de prisão por corrupção ativa e formação de quadrilha, ele terá que pagar multa de R$ 468 mil.
A determinação foi assinada pelo juiz substituto da VEP Bruno Ribeiro, que fixou prazo para os pagamentos dos valores estipulados a partir da data da intimação. A cifra será corrigida pela variação da inflação.

Além do operador do mensalão e dos dois ex-deputados, terão de pagar multa ainda em janeiro os publicitários Cristiano Paz e Ramon Hollerbach — quatro estão presos no Complexo Penitenciário da Papuda, enquanto Genoino cumpre prisão domiciliar em Brasília. Valdemar Costa Neto, que ainda comanda o PR de dentro da prisão, arcará com uma multa superior a R$ 1 milhão (confira quadro ao lado).

Os valores pagos pelos condenados são destinados ao Fundo Penitenciário, que arrecada recursos para modernizar os presídios brasileiros.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário