Imagem: reprodução da inernet |
Segundo Hiram Araújo, diretor cultural da LIESA (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro), pesquisador do Carnaval e autor do livro “Carnaval – Seis Milênios de História” , a dificuldade no estudo da história desse evento se encontra na falta de material e documentos sobre o assunto.
Em meio a muitas explicações encontradas na mídia sobre a origem do carnaval, a de que ele teria surgido com a criação dos cultos agrários pelos povos primitivos é confirmada por Araújo no primeiro capítulo desse seu livro. A oficialização das festas dedicadas a Dionísio, de 605 a 527 a. C., teriam completado o processo.
As festas de culto ao deus Dionísio – também conhecido como Baco, em Roma – que aconteciam há mais de três mil anos na Grécia eram celebrações profanas, que se estendiam por três dias. Durante esse período os pagãos dançavam, cantavam e faziam orgias, numa espécie de “vale-tudo”.
A base dessas festas era a inversão, que se dava através de uma teatralização coletiva. O processo era ajudado pela pintura que mulheres e homens faziam em suas faces e pelas roupas que usavam, que os descaracterizavam de seus papéis comuns na sociedade e os faziam assumir outros, ainda que metaforicamente. Dessa forma, homens pobres podiam se tornar reis por alguns dias e mulheres posavam de damas, por exemplo.
Também de forma metafórica, os foliões falavam dos governantes e para eles, como se estivessem fazendo um “acerto de contas”. E para tudo isso aproveitavam-se do anonimato, já que estavam com aparências diferentes em função das fantasias.
Fonte: Opinião e Notícia
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