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Empurrado pela crise no comércio brasileiro, o índice do volume
de vendas do comércio varejista paraense voltou a cair, de acordo com o
divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE), na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) referente a junho de 2015. O
indicador recuou 0,6% na comparação com o mesmo período do ano passado,
resultado ainda superior ao de maio (- 3,8%), ao de abril (- 1,1%), ao
de fevereiro (- 4,9%) e ao de dezembro de 2014 (- 4%). Em janeiro (1,7%)
e em março (3,8%), com evoluções pequenas, o índice se comportou
positivamente, sempre fazendo o paralelo com o mesmo mês do ano
anterior. O percentual observado no sexto mês deste ano é o sétimo
melhor em relação ao apresentado pelo comércio das demais unidades
federadas. Em 12 meses, o volume de vendas do comércio local do Estado
acumulou alta de apenas 0,4%, e no ano, as vendas já caíram 1,4%. O
índice nacional manteve o ritmo de involução, em junho, recuando 2,7% no
mês e 0,4% em 2015. A receita nominal das vendas do Pará acelerou
7,6% entre junho de 2015 e junho de 2014. Este resultado representa
aumento da receita na comparação com os percentuais de dezembro de 2014
(0,6%), de janeiro (3,1%), de fevereiro (1%) e de maio (3,3%), além da
diminuição na equiparação com o percentual de março (10,6%). Em novembro
de 2014, o percentual de alta foi de 8,6% e no mês anterior (outubro), o
índice cresceu 16,6%. Setembro (5,3%), agosto (3,2%) e julho de 2014
(4,6%) foram meses com desenvolvimentos mais tímidos, de acordo com o
IBGE.
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