web stats

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Cadeirantes fazem protesto inusitado em Parauapebas

A falta de acessibilidade é um dos grandes problemas das cidades brasileiras


Um grupo de cadeirantes de Parauapebas, sudeste do estado, realizou um protesto diferente para chamar a atenção das autoridades a respeito da falta de acessibilidade no município. Eles foram até a Câmara Municipal e desafiaram os vereadores a andar de cadeira de rodas dentro do prédio.

 Durante a sessão da Câmara na última terça-feira (24), os cadeirantes sugeriram aos parlamentares que andassem de cadeira de rodas da plenária até a mesa diretora. A falta de acessibilidade dentro do prédio foi logo percebida pelos parlamentares.

Alguns vereadores mal conseguiram sair do lugar por causa dos obstáculos. O presidente da casa, Josineto Feitosa, só conseguiu subir a rampa que dá acesso a mesa diretora na terceira tentativa. "[A experiência] nos deu uma lição. Mas uma lição de que nós, como agentes públicos, temos a responsabilidade de enxergar bem além do que nós pensamos e acreditamos que sabemos", afirmou o presidente da Câmara Municipal.

 Em respostas ao protesto, a Prefeitura de Parauapebas, através da Secretaria Municipal de Urbanismo, informou que tem conhecimento dos problemas enfrentados pelos cadeirantes, e que já há projetos para garantir a acessibilidade nestas e em outras áreas da cidade, mas as obras só devem começar a partir do ano que vem. Já a presidência da Câmara Municipal de Parauapebas informou que vai estudar as adaptações no prédio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário