web stats

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Projeto de lei vai propor legalização da maconha em Nova York

O movimento pela legalização da maconha está crescendo em Nova York, maior cidade americana e um dos grandes centros progressistas do país. O vizinho Estado de Nova Jersey já legalizou o uso medicinal em 2010, mas a divisão política no Congresso Estadual de Nova York ainda é vista como uma barreira.

Nova York    (Foto: divulgação)


Um porta-voz da senadora estadual Liz Krueger disse que ela planeja propor a legalização ainda este ano. Também existem várias outras propostas em discussão no Estado, como um projeto de lei para permitir o acesso a pacientes muito doentes ou reduzir as prisões por porte de maconha, consideradas ilegais e racistas por muitos. John Liu, controlador financeiro da cidade de Nova York, apresentou na sua campanha para prefeito uma proposta para legalizar a tributar a maconha do mesmo jeito que o álcool.

“Apesar do apoio amplo da opinião pública em Nova York a essas reformas, elas ainda precisam passar pelo Congresso Estadual, profundamente dividido politicamente. Diferentemente de Colorado e Washington, Nova York não tem um processo de referendo que permita votar diretamente nessas propostas", conta Julie Netherland, vice-diretora estadual da Drug Policy Alliance, uma ONG que luta para reformar as leis americanas contras as drogas. O objetivo da entidade em Nova York é afastar a abordagem do viés criminalizante e aproximá-la da estratégia de tratamento e prevenção do vício.

A maconha medicinal começa a se consolidar em Nova Jersey, que tem áreas integrando a Região Metropolitana de Nova York. // Segundo dados oficiais, cerca de 1.000 pacientes e 223 médicos já se inscreveram no programa em Nova Jersey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário