web stats

sábado, 16 de novembro de 2013

Silvinho Santos ouviu moradores de Mosqueiro


O programa foi transmitido direto da praia do Porto Artur


Na manhã desta sexta-feira (15), o programa Mexe Pará Notícias foi transmitido direto da praia do Porto Artur, no distrito de Mosqueiro, em Belém. Dando continuidade a nova temporada do quadro “Tribuna do Povo”, Silvinho foi até a ilha para ouvir os moradores sobre a atual realidade do local e debater o projeto de emancipação do distrito.

O primeiro bloco do programa discutiu a segurança da bucólica, que conta atualmente com cerca de 33.230 mil habitantes. No estúdio itinerante, o apresentador do Mexe Pará Notícias recebeu o major José Vallinoto, comandante da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar e o major Rocha, comandante do Corpo de Bombeiros da área.  Na entrevista, o comandante da PM falou do trabalho de combate a criminalidade no distrito e a parceria com os demais órgãos de segurança pública.

Silvinho ouviu as autoridades responsáveis pela segurança da ilha 


“A grande incidência da criminalidade, principalmente em relação ao tráfico de drogas infelizmente é uma realidade em todo o país. E Mosqueiro, consequentemente, faz parte desse meio. Mas apesar de toda essa onda de violência país a fora, aqui no distrito a gente tem conseguido fazer um excelente trabalho graças ao apoio da população e de outros órgãos do sistema de segurança. Prova disso são os números do nosso ultimo estudo sobre a criminalidade na ilha, que mostra uma queda considerável de crimes nos últimos anos”, afirmou o major Vallinoto.

No debate sobre a emancipação, Silvinho ouviu vários moradores da ilha sobre os prós e os contras a independência da ilha. “A emancipação de Mosqueiro é uma necessidade. O nosso distrito precisa caminhar com as próprias pernas e vários estudos já mostraram que isso é possível. Não queremos a emancipação pela emancipação, pelo contrário. Somos favoráveisa independência da ilha porque existem estudos que comprovam a viabilidade desse projeto”, afirmou Orlando Brito, presidente do movimento Pró-Emancipação de Mosqueiro.

Orlando Brito comanda o movimento Pro-emancipação da ilha


Morador da ilha desde a infância, o funcionário público Luiz Ricardo afirmou que aprova a emancipação do distrito. “O abandono da ilha de Mosqueiro é visível nos quatro cantos da cidade. Não é preciso ir muito longe para ver isso. E enquanto a comunidade for dependente de Belém isso jamais vai mudar. Somente a independência de Mosqueiro é que vai trazer desenvolvimento da ilha. Não há outro caminho”, ressaltou Ricardo.

Para Luiz Ricardo somente emancipação vai trazer desenvolvimento para a ilha



Para o vereador de Belém e morador do distrito, Elias (PPS), o projeto de emancipação ainda precisa ser muito debatido pela sociedade antes da implantação de um plebiscito. “Eu não sou contra o projeto de emancipação da ilha, apenas não concordo que esse debate seja feito de forma superficial. Acredito que só podemos falar em emancipação a partir de um grande estudo sobre a viabilidade real desse projeto. A criação de um município é algo muito sério“, garantiu o vereador.

Silvinho com a equipe do programa e convidados 


O Tribuna do Povo, ocorre todas as sextas-feiras no programa Mexe Pará Notícias. Na próxima semana, o estúdio itinerante da Super Marajoara vai ser  direto do distrito de Icoaraci, em Belém. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário