web stats

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Cresce o número de famílias pobres motorizadas no Brasil



O total de famílias com renda abaixo da linha de pobreza que possuem carro ou moto cresceu 12 pontos percentuais no Brasil. Os dados são de uma pesquisa do IPEA - Instituto de Pequisas Econômicas Aplicadas realizada entre os anos de 2008 e 2012 em todo o país.


De acordo com o estudo, em 2012, 35% das famílias abaixo da linha da pobreza possuíam veículos privados (carro ou moto), ante 23% registrados em 2008. São consideradas famílias abaixo da linha da pobreza aquelas com rendimentos de até meio salário mínimo per capita. Considerando apenas as famílias com renda de ¼ de salário mínimo per capita, o índice é de 28%, com predominância de motocicletas.


 A análise aponta um crescimento das taxas de motorização nos Estados com menor renda per capita média. O comportamento é atribuído a uma demanda reprimida por duráveis. “Com o aumento de renda dos mais pobres nos últimos anos e as políticas de aumento de crédito, era de se esperar uma maior na taxa de vendas dos veículos privados”, indica o estudo. A maior variação foi registrada no Piauí, onde o índice de famílias com veículos privados aumentou para 58,5% em 2012, frente aos 38,5% registrados em 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário