web stats

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Órgãos de saúde e segurança garantem tranquilidade no Círio

Círio 2013 (Foto: Carlos Sodré)


As ações de segurança e saúde montadas pelos órgãos do Governo do Estado para as procissões do Círio deste ano foram consideradas positivas ao final da grande procissão deste domingo. Ao todo, 26 mil pessoas, de órgãos da Segurança Pública do Estado, de instituições municipais e federais, além da Cruz Vermelha, atuaram nas romarias.

 Somente neste domingo de Círio, cerca de 600 policiais a mais, além do efetivo comum, fizeram a segurança dos romeiros. Ao todo, a operação conta com 6.600 PMs trabalhando ao logo da festividade de Nazaré. O tenente coronel Romualdo Marinho, comandante do 2º Batalhão, que atua nos bairros do Comércio e Nazaré, e comandante das operações do Círio deste domingo, afirmou que o planejamento feito pela polícia ainda no início deste ano foi colocado em prática nas ruas e o resultado foi positivo.


Ao todo, 2,6  mil pessoas atuaram na segurança da  romaria (Foto: Cristino Martins)



“O fato de termos planejado esta operação em conjunto com outros órgãos de segurança meses antes do Círio, foi fundamental para o sucesso da nossa ação. Tivemos muitas ocorrências, porém, a polícia conseguiu solucionar e atuar de forma precisa na maioria dos casos”, afirmou o policial.


Na operação foram utilizadas 34 câmeras de monitoramento instaladas ao longo da procissão, monitoradas pelo CIOP - Centro Integrado de Operações-. “Além das câmeras, o uso de todos os batalhões da cooperação – cavalaria, cães, batalhão ambiental, entre outros – também foram extremamente fundamentais na operação”, enfatizou o tenente.


O Sistema de Segurança Pública utilizou ainda, três helicópteros para salvamento e resgate de vítimas e monitoramento do percurso por onde a procissão passou. Um dos helicópteros ficou de prontidão no heliporto da Santa Casa do Pará para prestar socorro a vítimas de acidentes. Outro helicóptero, dotado do equipamento chamado imageador térmico, emitiu imagens ao vivo das romarias do Círio, para a central de monitoramento do Círio, no Ciop.


Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário