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segunda-feira, 15 de junho de 2015

Infraestruruta: projeto de nova ferrovia avança no Pará

Foto:Arquivo
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) protocolou junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente Sustentabilidade (Semas) o pedido do Termo de Referência para iniciar os estudos ambientais para fins de licenciamento da ferrovia paraense, que o Estado pretende licitar a concessão para ligar o sul do Pará ao porto de Barcarena. A Semas tem prazo de 30 dias para deliberar sobre o pedido de autorização do projeto, que posteriormente será objeto de Elaboração de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (Rima). O titular da pasta, Adnan Demachki, destaca que esse é um avanço para a concretização do projeto. ‘‘Esse é um passo muito importante para buscarmos a viabilização da ferrovia. Pretendemos atuar em duas frentes que correrão de forma paralela, uma é o licenciamento ambiental do empreendimento e a outra a finalização dos estudos detalhados visando à licitação da concessão”, disse Demachki. A Fepasa, como é chamada a ferrovia pelos técnicos estaduais, deve receber investimentos de R$ 8 bilhões. Ela terá 1,2 mil quilômetro de extensão e seu traçado inicia-se em Barcarena, atravessando a região de produção de palma do Pará, e, em seguida a região de Paragominas e Rondon do Pará, produtora de soja e bauxita/alumina, até Marabá, finalizando em Santana do Araguaia, no sul do Pará, produtor de soja, mas com muitas ocorrências minerais que não são exploradas hoje por ausência de logística. A expectativa do governo do Pará é de que, no primeiro ano de funcionamento da ferrovia, a demanda seja de quase 30 milhões de toneladas, principalmente de minérios e grãos, com o volume subindo para 48 milhões de toneladas anuais em cinco anos. 

Fonte:ORMNews


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