web stats

quinta-feira, 8 de maio de 2014

População denuncia vazamento de minério em igarapé do Pará

Empresa reconhece vazamento, mas diz que incidente teve pequena proporção (Foto: Divulgação / MPF)
Empresa reconhece vazamento, mas diz que incidente teve pequena proporção (Foto: Divulgação / MPF)


Moradores de Barcarena, Nordeste do Pará, denunciam vazamento de caulim, um minério utilizado na produção de materiais como papel e cerâmica, no igarapé Curuperé. Segundo a população, o vazamento foi descoberto na noite de terça-feira (6), e começou na empresa Imerys, que beneficia caulim perto do Igarapé. Em nota, a empresa reconhece que houve vazamento, mas diz que o incidente foi de pequena proporção, e alega que o material não é tóxico.

O caso está sendo investigado pelos ministérios públicos do Estado (MPE) e Federal (MPF), que visitaram o local nesta quarta-feira (7). Segundo o MP, as famílias ribeirinhas que dependem do igarapé estão desde ontem sem acesso a água própria para o consumo.

A Delegacia de Meio Ambiente (DEMA) abriu inquérito para apurar se houve crime ambiental. Equipes das Secretarias de Meio Ambiente do Estado e do Município de Barcarena também estiveram no local. Equipes do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves foram enviadas para Barcarena, e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente também foi acionado.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário