web stats

terça-feira, 3 de junho de 2014

Supermercado reduz horário

Alcieli Azevedo considera que o descanso dos trabalhadores aos domingos é merecido
Alcieli Azevedo considera que o descanso dos trabalhadores aos domingos é merecido


Em todos os domingos, a partir do próximo dia 8, os supermercados da Região Metropolitana de Belém fecharão suas portas mais cedo, às 14h, e não mais às 22h, como vinha ocorrendo há mais de uma década na capital paraense. A decisão de encurtar a jornada de trabalho aos domingos vale também para os feriados, e é o resultado de um acordo entre o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Varejista e Atacadista de Gêneros Alimentícios e Similares do Estado do Pará (Sintcvapa) e o Sindicato dos Estabelecimentos de Supermercados do Pará (Sindespa), para atender a uma demanda dos empregados.

Até ontem, o Grupo Líder ainda não havia decidido se seguiria a decisão, já que possui um acordo coletivo independente com os trabalhadores. Segundo a assessoria do Líder, a homologação ou não do fechamento deve ser tomada até a tarde de hoje.

O empresário do setor supermercadista Jorge Portugal diz que as redes locais estão seguindo uma tendência nacional. Segundo ele, poucos grupos no Brasil permanecem funcionando com escalas superiores a 15 horas de trabalho. "Redes nacionais como o Pão de Açúcar e o Extra, que funcionavam 24 horas, já aderiram a uma jornada menor. Vários fatores têm contribuído para isso, dentre os quais destacamos a busca por segurança e a própria qualidade de vida para o trabalhador", aponta Portugal. Ele diz que os clientes precisarão se adaptar à mudança, e prevê queda no faturamento em um primeiro momento.

Fonte: ORMNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário