web stats

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Governo contrata consultoria internacional para o BRT Metropolitano

Reunião nesta segunda feira selou o acordo entre a prefeitura e o consórcio de consultoria
(Foto: Sidney Oliveira/Ag. Pará) 


O diretor do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), César Meira, assinou nesta segunda-feira (3), no Centro Integrado de Governo (CIG), a contratação da empresa vencedora da Consultoria Internacional do BRT, a Troncal Belém. É o ponto de partida para os projetos de implantação do Bus Rapid Transit Metropolitano, que irá integrar a Região Metropolitana de Belém (RMB). Também participaram da reunião o cônsul do Japão, Rei Oiwa, a diretora executiva do NGTM, Marilena Mácola, técnicos do núcleo e representantes do consórcio vencedor.

Durante a cerimônia de assinatura do contrato, César Meira ressaltou a importância da implantação do Projeto Ação Metrópole, que vai beneficiar toda a população da RMB. “O projeto beneficiará especialmente quem necessita do transporte público, que passará a contar com um sistema seguro e de qualidade, mas também toda a população que usa automóvel particular, ciclistas e pedestres. Teremos uma nova realidade na questão da mobilidade urbana na região metropolitana”, disse.

O cônsul do Japão falou sobre a participação do governo japonês no projeto. “Estamos muito felizes em participar como parceiros técnico e financeiro desse projeto que vai trazer benefícios para muitas pessoas. Também ficamos satisfeitos em saber que foi escolhido o melhor consórcio para desenvolver o trabalho. Desejamos que tudo seja implementado como planejado e que as pessoas consigam ter uma melhor qualidade de vida com a realização desse projeto”, afirmou.

Parceria – César Meira também pontuou a importância do governo japonês para a execução do Ação Metrópole e agradeceu pela parceria, que já dura mais de 20 anos. Em setembro de 2012, o governo japonês também passou a ser parceiro financeiro do projeto, com empréstimo de R$ 320 milhões para a implantação do BRT Metropolitano, quando o governador Simão Jatene assinou em Tóquio, no Japão, o contrato com a Agência de Cooperação Internacional Japonesa (Jica). A parceria começou em 1990, com a cooperação técnica entre os paraenses e a Jica.

Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário