Site garante que pista auxiliar não tem condições de operar (Foto: Divulggação) |
De acordo com a matéria publicada no site, as medidas preventivas apresentadas no final de janeiro pela administração do aeroporto, incluindo serviço de desemborrachamento na pista principal, não oferecem a capacidade de drenagem necessária para a segurança operacional de aeronaves com chuvas moderadas e fortes.
A publicação afirma ainda que a correção do nível de atrito da pista principal teve início no dia 24 de janeiro, após as companhias sinalizarem que a pista principal estava escorregadia e não apresentava condições seguras de operação com acúmulo de água.
"A Infraero informou que a operação na pista principal deve ser proibida em caso de chuva moderada e forte. Para as companhias, o mesmo deveria valer para a pista auxiliar. Além de apresentar o mesmo problema de acúmulo de água que a pista principal, a auxiliar ainda é mais curta e tem menor espaço de frenagem. A decisão das companhias de não utilizar a pista auxiliar em más condições de clima segue exclusivamente o critério de segurança”, observa Paulo Alonso, consultor técnico da Abear.
Para comentar a publicação, o DOL tentou contato com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), mas não obteve retorno.
O site "Agência de Notícias Abear" se apresenta como responsável por informações oficiais do setor aéreo com foco na Copa.
Fonte: Dol
Nenhum comentário:
Postar um comentário