web stats

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Ministério da Saúde registra novo caso de abandono do Mais Médicos


Médico deixou o programa mais médicos do Governo Federal (Foto: Reprodução / Facebook)



A 'fuga' do médico cubano Ortelio Jaime Guerra, que atuava pelo programa Mais Médicos, do governo feral, em Pariquera-Açu, no interior de São Paulo, gerou dificuldades para a Secretaria de Saúde do município. Sem Ortelio, cerca de três mil pessoas da cidade do Vale do Ribeira estão sem atendimento médico.

O diretor de Saúde de Pariquera-Açu, Willian Rodrigo de Souza, confirma que com a saída do médico cubano, que viajou sem autorização para os Estados Unidos, o município solicitou a reposição do profissional. “Ficamos sabendo através dos outros dois profissionais que vieram junto com ele, que também são cubanos. Ele saiu na madrugada do dia 26 de janeiro. 

Logo em seguida, nós comunicamos o Ministério da Saúde e informamos que ele tinha abandonado o município. Sendo assim, nós pedimos que um novo médico fosse destinado para a cidade. Sabemos que chegou mais um médico cubano ao Brasil e estamos aguardando”, diz.

De acordo com Willian, o motivo da ‘fuga’ de Ortelio ainda é desconhecido. “Os próprios colegas que moravam com ele, em uma residência alocada pelo município, não sabem o que aconteceu. Temos poucas informações sobre a saída dele. Ele não falou nada para ninguém, nem para os outros médicos”, comenta.

O médico cubano trabalhava na Unidade Básica de Saúde do bairro Peri Peri e, também, atendia aos moradores do bairro Vila Nova. “Todo mundo falava da competência dele, pois a medicina cubana é mais humanizada mesmo. Eu o conheci durante o pouco mais de um mês que ele ficou aqui, mas passamos o Natal, o Ano Novo e o aniversário dele juntos. 

Era uma pessoa amável, um homem educado e um excelente profissional. Mas acho que ele tinha o sonho de ir embora mesmo”, destaca Érika Sumooyama, funcionária pública, que ajudou no processo de adaptação dos profissionais cubanos ao país.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário