web stats

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Silvinho Santos vai a Brasília lutar pela quebra do veto para assim poder emancipar os distritos de Icoaraci e Mosqueiro

Silvinho Santos e lideranças comunitárias de Mosqueiro em Brasilia lutando pela derrubada do veto presidencial


A sensação de abandono vivida pela população de Icoaraci e Mosqueiro fez surgir nessas regiões o sentimento separatista em relação a capital paraense. Depois do Senado em outubro do ano passado ter aprovado a criação de novos municípios, esses lugares viram a oportunidade que tanto esperaram chegar.

Porém, a presidente Dilma Rousseff vetou o decreto que autorizava a criação de novos municípios. Nessa terça –feira, dia 19, estava marcado para o congresso votar a derrubada do veto presidencial, e assim possibilitar que 188 distritos brasileiros se tornassem municípios.

Na terça, no entanto, o Congresso decidiu adiar para março a votação do veto ao Projeto de Lei das Emancipações. Segundo o empresário e radialista Silvinho Santos, que está em Brasília acompanhando e fazendo campanha pró- emancipação, o adiamento foi devido a ausência de alguns senadores. “Não haveria votos suficientes para a derrubada, e assim, ficou determinado o adiamento da votação”, afirma o radialista.

Icoaraci é um mega distrito, com cerca de 270 mil moradores. O distrito é basicamente industrial e também pólo regional de artesanato marajoara. Os Distritos de Icoaraci e Mosqueiro sofrem com o abandono. As agências distritais não têm conseguido garantir melhorias para a população dessas áreas. Moradores de Mosqueiro reclamam que a ilha só recebe alguma atenção do poder público durante o verão.

Para Augusto César Serejo, Presidente da União Brasileira para criação de Novos Municípios, estas áreas ficaram desassistidas pelo poder público dos serviços básicos e essenciais aprofundando ainda mais as desigualdades sociais. Ele afirma ainda que o projeto vetado pela presidente foi fruto de uma década de estudos de diversos órgão.

O radialista Silvinho Santos se juntou as caravanas e lideranças comunitárias das áreas belenenses eu lutam pela emancipação a Brasília. O motivo da viagem é apoiar e reforçar a luta pela emancipação. Para Silvinho, essa luta política tem prejudicado muitos cidadãos. “Estou em Brasília lutando para derrubar o veto da presidente Dilma e assim poder emancipar Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro. Já chega de abandono e sofrimento, essa luta é minha, é nossa”, afirmou o radialista.

Cecilia Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário