Marcus Mattos: ele percebeu que o filho Bruno não tinha conhecimento de algumas matérias básicas, como matemática e física (Foto: Correio Braziliense) |
Autor do estudo da USP, Ocimar Alavarse explica que os cálculos foram feitos com os dados da distribuição de notas de alunos, tanto da rede pública quanto da privada, em vez de utilizar as médias já divulgadas pelo MEC. Segundo o levantamento, 98% dos alunos das redes estaduais de todo o Brasil alcançaram até 560 pontos no Enem, sendo que a média foi de 479,4 pontos. Já entre as escolas particulares, 52% dos estudantes atingiram até 560 pontos e a média foi um pouco maior: 558,1 pontos. “A média sempre oculta uma variabilidade dos resultados. Com esses dados, podemos ver que, na verdade, aproximadamente metade das escolas privadas atingiram a pontuação que a maioria das escolas públicas consegue”, argumenta.
Alavarse avalia que as escolas privadas também estão falhando na preparação dos alunos para o Enem. Segundo ele, a média de 560 pontos é muito baixa para alcançar as notas de corte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nos cursos mais concorridos das universidades. Na Universidade de Brasília (UnB), por exemplo, o estudante teve que fazer, no mínimo, 745,66 pontos no Enem, para tentar uma vaga em direito pelo Sisu neste ano.
O professor diz também que é ilusão acreditar que a maioria das escolas particulares se sai melhor no Enem do que as instituições estaduais. Morador da Asa Sul, o estatístico Marcus Mattos Riether, 50 anos, conta que ficou “incomodado” ao descobrir que o filho não havia aprendido todo o conteúdo exigido pelo Enem, ao concluir o 3º ano do ensino médio em uma escola particular da região. “Como o Bruno não passou de primeira na Universidade de Brasília (UnB), ele foi para um cursinho. Lá, ele percebeu que não tinha conhecimento de algumas matérias de matemática e física”, lembra. Depois de fazer um semestre no pré-vestibular, Bruno ingressou no curso de engenharia mecatrônica na UnB.
Fonte: Correio Braziliense
Nenhum comentário:
Postar um comentário