web stats

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Em ato simbólico, alunos mudam nome de escola

Presidente Costa e Silva  (Foto: Divulgação)


Cerca de 60 estudantes de três escolas públicas fizeram um protesto, ontem, inclusive com a interdição por alguns minutos da avenida Almirante Barroso, na esquina com a Tavares Bastos, em Belém.
Em um ato simbólico, os alunos rebatizaram a Escola Estadual Costa e Silva com o nome de Helenira Rezende, uma homenagem a uma guerrilheira da ditadura militar que foi morta a coronhadas durante aquele período. O ato fez uma alusão aos 50 anos da ditadura militar, completados neste ano.

“A ideia é propor um debate sobre a troca do nome de um dos maiores ditadores que já tivemos, que deu o nome à Escola Costa e Silva, sendo uma ação simbólica em uma referência aos 50 anos da ditadura. É uma forma de relembrar que ainda há resquícios daquela época e que nós podemos mudar esse tipo de homenagem que antes era feita a pessoas que sujaram as mãos de sangue em vez de elevar nomes de personagens esquecidos ou dos que morreram por uma causa, tal como aconteceu com Wladimir Herzog”, justificou o estudante do ensino médio Rafael Galvão.

Fonte: DOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário