web stats

terça-feira, 15 de abril de 2014

Vírus não é motivo de alarme, diz pesquisador




No próximo dia 22 de abril será realizada a campanha de vacinação contra gripe para os grupos de risco como idoso, crianças e pessoas com doenças crônicas para a gripe A (H1N1) mas que também previne outras variações do vírus da gripe A como o H3N2, que é rotineiro e possui sintomas semelhantes a gripe normal. Porém, para quem está no grupo de risco, tomar a vacina é a melhor maneira de se prevenir.

“O vírus H3N2 não é um vírus novo e é normal acontecer nesta época. Esse vírus normalmente faz parte da vacina, juntamente com o H1N1 e o Influenza B, e as pessoas que já tomaram a vacina estão imunizadas”, explica o doutor Wyller Mello, pesquisador e diretor de virologia do Instituto Evandro Chagas.

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (SESMA) confirmou na última sexta-feira um caso do vírus H3N2 em uma mulher de 59 anos , que teria contraído o vírus em outra cidade, e o caso dela é grave pois a paciente sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) anteriormente, o que a coloca no grupo de risco. O pesquisador explica que o H3N2 é uma gripe normal mas o que pode agravar o caso é a condição do paciente. “Se ele possui uma doença crônica, for idoso ou tiver algum problema cardíaco, ou diabético a gripe, que para uma pessoa normal transcorreria normalmente, pode ser mais grave”, explica o médico que afirma já terem sido registrados casos do H3N2 neste ano.

Fonte: Dol

Nenhum comentário:

Postar um comentário