web stats

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Santa Casa vai implantar próteses de orelha em vítimas de escalpelamento

58 pacientes devem ser beneficiados com as próteses de orelha (Foto: Foto: Sidney Oliveira/Ag. Pará)


A Secretária de Estado de Saúde Pública (Sespa), com o auxílio da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará e com aporte financeiro do Ministério da Saúde, está em fase final de um processo para implantar próteses de orelhas em vítimas de escalpelamento. Segundo a gerente de Mobilização Social da Sespa, Socorro Silva, 58 pacientes devem ser beneficiados.

“Para elevar a autoestima e fazer com que elas se sintam melhor, começamos a correr atrás de um financiamento que pudesse viabilizar esta questão do implante. Em 2013, tivemos o sinal verde do Ministério da Saúde e começamos o processo”, explicou Socorro, informando que o valor cedido pelo Ministério da Saúde é superior a R$ 200 mil, recurso dividido entre os Estados do Pará e do Amapá.

Segundo Socorro Silva, a Santa Casa cederá a estrutura para a colocação dos implantes de uma prótese de silicone, sendo que o procedimento terá acompanhamento permanente. Pacientes de Amapá também devem fazer este perfil de cirurgia na Santa Casa.

Em março, foram feitas entrevistas com vítimas de escalpelamento e que solicitaram a prótese. Posteriormente, exames necessários também foram feitos, com a ajuda do Hospital Betina Ferro, que cedeu um médico otorrinolaringologista para fazer o procedimento pré-cirúrgico necessário. Além disso, uma tomografia definirá quais usuárias da Santa Casa estarão aptas a fazer o implante. A previsão é que as cirurgias comecem em junho. “Estamos preparados para realizar o sonho das meninas”, garante Socorro.

Este é um dos trabalhos da Comissão Estadual de Erradicação de Acidentes de Escalpelamento. Este ano, foi registrada uma vítima de escalpelamento. O acidente, que é o arrancamento acidental do escalpo humano por motores dos barcos, ainda é uma realidade em regiões do Pará cujo meio de transporte é fluvial.

Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário