web stats

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Cinco denúncias de violência contra o idoso são registradas a cada hora no Brasil

Pessoas que deveriam proteger maltratam  

O Ministério Público denunciou um aumento da violência grave contra idosos em todo o país, só em metade do ano passado foram mais de 22 mil denuncias pelo disque 100.

O presidente da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), João Lázaro,afirma que mais de 80% da violência contra idosos é familiar e, entre 2000 e 2012, em mais da metade destes crimes as vítimas eram mulheres.

Agressão feita pelos próprios filhos ( Foto: Divulgação)


Segundo a procuradora Maria Fernanda Alves, que coordena a secção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) responsável por estes casos “entre 2000 e 2012 houve um aumento de 179% do total de pessoas idosas vítimas de crime apoiadas pela APAV.

Mas este aumento, assim como os casos registrados pelas estatísticas oficiais da justiça, mesmo sendo significativo não reflete a realidade diariamente vivida (...) e apenas representa uma pequena ponta do iceberg", disse João Lázaro.
O abandono e a negligência são as principais denúncias (Foto: Divulgação) 


A procuradora ressalta que "Ainda há idosos que não se queixam, outras entidades que não fazem antecipadamente as participações e, nos hospitais, às vezes, só quando as lesões são muito graves é que as participam. Há ainda uma situação encoberta" disse.

Segundo a SDH, pouco mais de 70% dos suspeitos denunciados têm parentesco direto com a vítima. São irmãos, netos, primos, mulheres ou maridos. Mas a assustadora maioria é composta pelos próprios filhos. Em mais de 50% dos casos, são eles os suspeitos das agressões. E, em mais de 70% das denúncias, o ataque acontece na própria casa do idoso.
Violência grave comete pela própria família (Foto: Divulgação)

Os tipos de violência denunciados com mais frequência são de negligência (75,07%), psicológica (56,06%) e de abuso financeiro e econômico (45,48%). Denúncias de violência física somam 28,03%. A secretaria esclarece que uma mesma denúncia pode englobar mais de um tipo de violência.

O Ministério Público denuncia que os casos de violência contra idosos tem aumentado no país. Na maioria das vezes os acusados são da própria família. Os crimes mais comuns são negligencia, abandono, maus tratos, lesões corporais e apropriação financeira.

Fonte: Jornal de Notícias

O Programa Mexe Pará Notícias quer saber: O que faz com que filhos maltratem seus pais? Que punição quem comete este tipo de crime merece? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário