web stats

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Hospital Abelardo Santos atende normalmente em unidade provisória

Atendimento segue normal em unidade provisória  (Foto: Eunice Pinto/ Ag. Pará)


Enquanto os trabalhos de construção do novo Hospital Abelardo Santos, no distrito de Icoaraci, seguem em ritmo acelerado no canteiro de obras, na nova unidade provisória do hospital, os atendimentos também não param. Desde o início deste mês, toda a estrutura de urgência e emergência foi transferida para um novo prédio, na Travessa Itaboraí, bairro Ponta Grossa. O local ainda precisa passar por algumas adequações, mas já oferece serviços como atendimento de urgência e emergência adulto e pediátrico, ambulatório de especialidades, laboratório de análises clínicas, clínica obstétrica e a Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Neonatal.

“A demanda de atendimentos do Abelardo Santos é muito grande, por isso não podíamos parar nenhum dia por conta dessa transferência para o prédio provisório. Graças ao trabalho da equipe, conseguimos fazer toda a mudança sem precisar interromper a maioria dos atendimentos. Apesar de ainda estarmos em fase de adaptação, a maior parte da infraestrutura do hospital já foi transferida para cá”, explica a diretora do Hospital Abelardo Santos, Vera Cecim.


















Desde o inicio de janeiro, toda a estrutura de urgência e emergência do HAS foi transferida para um novo prédio, na travessa Itaboraí  (Foto: Eunice Pinto/ Ag. Pará)


O espaço temporário conta com 42 leitos; desses, doze são exclusivos para a maternidade, que atende em média 120 gestantes por mês. Pronta para deixar a unidade materna do hospital, a dona de casa Arlete de Almeida, 20 anos, afirma que não sentiu nenhuma diferença durante o atendimento entre o antigo hospital e a sede provisória.
“Como tive o meu primeiro filho no Abelardo Santos e fui muito bem atendida, escolhi fazer o parto novamente aqui, por que já conhecia o atendimento do local. Agora, mesmo em um espaço improvisado, não tenho do que reclamar. O atendimento das médicas aqui é muito bom, principalmente por conta desse contato mais humanizado”, ressalta a mãe da pequena Nicole, de apenas 2 dias.

A opinião da dona de casa é compartilhada pela autônoma Francidalva Silva, 24 anos, que acabara de dar a luz ao pequeno André. “Como eu não sabia da transferência do hospital, ainda cheguei a procurar o antigo Abelardo, mas lá me avisaram que o hospital tinha sido transferido para essa sede provisória. No momento, até pensei que por ser um local menor que o antigo, o atendimento poderia ser mais difícil, mas não foi isso que encontrei aqui. O cuidado da equipe médica foi maravilhoso. Tanto que até vou indicar esse hospital para as minhas amigas que estão grávidas”, afirma a jovem.

O novo prédio funcionava em uma antiga clínica particular do distrito. Devido ao processo de adequação, o espaço ainda está instalando a sala de Raio-X, que, segundo a direção da unidade, deve voltar a funcionar normalmente a partir da próxima segunda-feira (27). Para tentar descentralizar os atendimentos, a direção do hospital resolveu dividir a estrutura de serviços ofertados. Na unidade da Itaboraí funcionavam apenas os atendimentos médicos. A parte administrativa e a farmácia foram transferidas para a Rua Manoel Barata.

Segundo a diretora do hospital, os atendimentos na sede provisória seguem até o prazo de construção do novo Hospital Abelardo Santos, previsto para ficar pronto em abril de 2015. “A proposta do novo Abelardo Santos é ser um espaço de referência em atendimentos de urgência em emergência em traumatologia. O local vai ofertar 280 leitos. Além dos atendimentos que já fazemos, vamos ter um uma centro especial de diagnóstico por imagens e uma unidade de reabilitação física”, afirma a médica.

Unidade Provisória do Hospital Abelardo Santos:

Travessa Itaboraí, 110 (entre as ruas Manuel Barata e Siqueira Mendes), Ponta Grossa, Icoaraci

Contato: (91) 8118-7991

Serviço de Arquivo médico, Almoxarifado, Estatística e Farmácia do Hospital Abelardo Santos: Rua Manuel Barata, 1.039, Ponta Grossa, Icoaraci

Nenhum comentário:

Postar um comentário