web stats

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Faixas do BRT são liberadas a ônibus expresso


Prefeito Zenaldo Coutinho (Foto: Ingo Müller/G1)
Em coletiva prefeito Zenaldo anuncia a liberação das vias do BRT para ônibus expresso
e esclarece duvidas sobre o projeto (Foto: Foto: Ingo Müller/G1)



O trânsito na Avenida Almirante Barroso deve melhorar á partir de hoje. É o que espera a prefeitura de Belém com a abertura dos corredores do BRT ao tráfego de ônibus expresso. 30% da frota de ônibus da cidade serão autorizadas a trafegar pelas caneletas.

Durante coletiva de impressa realizada na tarde desta quinta feira (30) o prefeito Zenaldo Coutinho afirmou que os ônibus expressos serão uma alternativa temporária para desafogar o trânsito da cidade e facilitar a vida dos usuários até a finalização do BRT.

Ele afirmou ainda que toda a sua equipe está trabalhando para que até o dia 15 de fevereiro seja feita a licitação da empresa que irá concluir a obra na área da Augusto Montenegro.

Segundo Zenaldo, para que a obra funcione bem tem que está concluída. “Sem a conclusão da obra, os usuários teriam que descer do ônibus ao chegar no início do corredor, pegar o BRT, e ao chegarem a São Brás, teriam que descer novamente para pegar outro ônibus a seu destino, e vice-versa no retorno. Ou seja, em vez de facilitar, iríamos dificultar mais ainda a vida do usuário. Não há como colocar para funcionar os ônibus do BRT antes da conclusão total da obra”,disse. 

Ônibus dos BRT só circularão depois que a obra for concluída (Foto: Divulgação)


O tráfego na faixa expressa do projeto do BRT, na avenida Almirante Barroso, foi liberado ás 7h desta sexta-feira (31). Zenaldo Coutinho, disse que os usuários terão que se habituar a esse nova realidade e à área segregada.

Os 120 ônibus que ganharão a faixa azul de expresso circularão normalmente até o entroncamento, à partir daí ele seguirá sem paradas para embarque e desembarque até chegar ao São Bráz, á partir daí as paradas continuarão normalmente.

Apenas 30% das 19 linhas vão trafegar nos corredores expressos. A prefeitura afirma que essa é uma fase de testes e que com o tempo deve aumentar o numero de ônibus circulando nessas vias.

O prefeito alerta que os veículos não autorizados que circularem nas faixas exclusivas dos ônibus expressos serão multados.

Não houve cerimônia de inauguração dessa nova etapa do projeto, segundo o prefeito de Belém, o descerramento da placa inaugural do entroncamento acontecerá no fim de fevereiro quando a presidenta Dilma Rouseff estará na cidade.


Cecilia Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário