web stats

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Tortura policial é um problema crônico no Brasil, diz relatório

Policiais agindo com agressividade em abordagem  (Foto: Divulgação)


O relatório anual da HRW (Human Rights Watch), divulgado nesta terça-feira (21), destacou a situação caótica que vive o sistema carcerário no Brasil e classificou a tortura como sendo um problema "crônico" no país. 


O caso Amarildo é mais uma denúncia de tortura feita por policiais.
A pergunta "Onde está Amarildo" ainda persiste
(Foto: Divulgação)

No capítulo sobre o Brasil, a HRW destacou ainda as péssimas condições do sistema prisional e atribuiu a proliferação de doenças à superlotação. "A lotação e a carência de infraestrutura facilitam a proliferação de doenças e o acesso médico aos prisioneiros é inadequado", diz o relatório.

Adolescentes foram torturados dentro da fundação casa. O diretor e mais 2 funcionários foram afastados
(Fonte: Divulgação)


O relatório também revelou que os casos de intimidação por meio de abusos e outros meios de tortura são "corriqueiros e constantes" e já haviam sido verificados pelo subcomitê de prevenção a tortura da Nações Unidas.
Quatro rapazes foram torturados por policias para confessar a autoria do estupro de menina Tayná
(Foto: Divulgação)

O material publicado pela HRW ainda lembrou o caso da jovem Tayná, no Paraná. De acordo com a publicação, em julho de 2013 policiais bateram, sufocaram e aplicaram choques elétricos em quatro homens para que eles confessassem o estupro e a morte da garota de 14 anos.


Major e mais cinco PMs são afastados acusados de tortura no Amazonas  (Foto: Divulgação)


De acordo com a HRW, os casos de tortura e intimidação são "raramente levados a Justiça". O estudo ainda relembrou os protestos de junho, quando centenas de pessoas foram às ruas contra má qualidade dos serviços públicos e os gastos excessivos do poder público. 

Para a HRW, houve diversos incidentes nos protestos onde a polícia usou gás lacrimogêneo, spray de pimenta e balas de borracha de forma "desproporcional" contra os manifestantes.








O Programa Mexe Pará Notícias quer saber: Você concorda com o comportamento de policias quando torturam suspeitos? Você acredita que a policia brasileira está bem preparada para estar nas ruas?

Fonte: Folha de são Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário