web stats

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Violência dispara na terra natal de Messi

Violência cresce em Rosario (Foto: Francisco Guillian/La Capital)


Distante 306 km de Buenos Aires, Rosario ganhou fama mundial nos últimos anos por ser a terra do craque Lionel Messi. Mas, na Argentina, a atual notoriedade da cidade de 1,2 milhão de habitantes, na província de Santa Fé, se deve ao aumento da violência e do tráfico de drogas.

Até o começo de novembro, 253 homicídios haviam sido registrados em Rosario no ano passado, uma média de 21 assassinatos por 100 mil habitantes. Em 2012, foram 182 assassinatos.
Como comparação, no período entre dezembro de 2012 e novembro de 2013, São Paulo teve redução na taxa de homicídios, de 11,5 para 10,8 por 100 mil habitantes. Internacionalmente, considera-se que índices acima de 10 significam que os homicídios são epidêmicos.

A estatística de Rosario não inclui os quatro assassinatos ligados ao tráfico nos últimos dias de 2013, no que a mídia local chamou de "semana sangrenta" –um deles foi o de Luis Medina, 42, acusado de chefiar a venda de drogas na zona norte da cidade.

A taxa de assassinatos em Rosario vem crescendo há três anos e está ligada ao avanço do narcotráfico e à exclusão social, segundo Enrique Font, professor de criminologia da Universidade Nacional de Rosario.

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário