web stats

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Fugitivos de presídio do Maranhão são presos em Santa Maria do Pará

Presos no Pará fugitivos de prisões maranhenses (Foto: Polícia Civil) 


As polícias Civil do Pará e do Maranhão, em operação conjunta, prenderam, no município de Santa Maria do Pará, nordeste paraense, três fugitivos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, de São Luís (MA). Alan Kardec Dias Mota, 27 anos; Gihelinton de Jesus Santos, 27, e José Bonifácio Lemos da Silva foram apresentados, nesta quinta-feira (9), na sede da Polícia Civil, em Castanhal.

Eles estão envolvidos nas execuções de presos dentro da casa penal e de participação nos ataques a ônibus e a delegacias na capital maranhense. No Pará, eles estavam montando uma base do crime organizado na cidade paraense e planejavam assaltos no interior. Com os presos, um carro de luxo, modelo Ecosport, foi apreendido.

O trabalho policial foi feito por policiais civis da Delegacia Estadual de Investigações Criminais, em conjunto com a Superintendência Regional da Zona do Salgado, Núcleo de Apoio à Investigação de Castanhal e Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO). Segundo o delegado Luís Xavier, titular da superintendência, os presos são integrantes da facção criminosa Primeiro Comando do Maranhão, que briga pelo comando dos presídios maranhenses com a facção rival Bonde dos 40, o que já resultou em dezenas de mortes no Sistema Penitenciário maranhense.

Só o preso Alan responde a dez homicídios no Maranhão. Os criminosos estavam há, pelo menos, um mês no Pará. Em Santa Maria, eles integravam uma organização criminosa que montava base na região para praticar assaltos e homicídios. Também no município, eles procuravam sítios e casas para alugar. O carro de luxo apreendido foi adquirido com dinheiro oriundo dos roubos. Após serem apresentados, eles foram transferidos para São Luís, para responder pelos crimes no Estado maranhense.

Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário