web stats

segunda-feira, 31 de março de 2014

65% dizem que a mulher que mostra o corpo merece ser atacada




Uma pesquisa feita pelo IPEA, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, ouviu 3.800 pessoas de todo o país sobre a violência contra a mulher e chegou a uma conclusão surpreendente: 65,1% dos entrevistados disseram que “as mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas” e 58,5% afirmaram que “se as mulheres soubessem se comportar haveria menos estupro”.




Várias respostas chamaram a atenção dos pesquisadores. A maioria concorda, por exemplo, que existe mulher para casar e mulher para ir para cama (54,9% concordam). Já 27,2% afirmam que “a mulher casada deve satisfazer o marido na cama, mesmo quando não tem vontade”.

O que mais impressiona na pesquisa é que 66% dos entrevistados eram mulheres.

O estudo também fez perguntas sobre a relação homem-mulher dentro de casa e 91% concordam total ou parcialmente que “homem que bate em mulher tem que ir para cadeia”, 89% acham que “roupa suja se lava em casa” e 78% acreditam que “em briga de marido e mulher não se mete a colher”, mesmo em casos em que há violência.



A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci de Oliveira, disse que no ano passado subiu de 17 para 23 o número de estados que oferecem o serviço 180 – o Disque-Denúncia da Central de Atendimento à Mulher. Disse também que os avanços são lentos porque dependem de uma grande mudança cultural. Para ela, ainda há muito o que fazer.



“Servem fundamentalmente para exigir de nós gestoras políticas mais concretas e campanhas de sensibilização para que mude a mentalidade da sociedade como um todo, sem exceção”, fala a ministra.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário