web stats

quinta-feira, 13 de março de 2014

Simão Jatene participa de inauguração de complexo industrial em Benevides

Fita de inauguração do Ecoparque inaugurado em Benevides pelo presidente da Natura e governador Simão Jatene
(Foto: Agência Pará)


O Pará ganhou, nesta quarta-feira, 12, um novo complexo industrial localizado no município de Benevides, na Região Metropolitana de Belém. Batizado de Ecoparque, o empreendimento, idealizado e construído pela empresa de cosméticos Natura – que também instalou no local a sua primeira fábrica de sabonetes da região –, tem área total de 172 hectares, que podem e devem ser ocupados pelos mais diferentes tipos de indústrias, da alimentícia à farmacêutica.

A ideia da Natura é que outras empresas, alinhadas com o princípio da sustentabilidade e compromissadas com o desenvolvimento da região, possam se juntar a ela no espaço (a fábrica da companhia ocupa menos de 10% da área total). Em outubro deste ano já chega a primeira: é a alemã Symrise, do ramo de fragrâncias, aromas e ingredientes cosméticos.

O governador Simão Jatene acompanhou a cerimônia de inauguração do complexo, que fica a cerca de 35 quilômetros de Belém. Na solenidade, também estiveram presentes fundadores e diretores da Natura, secretários de Estado, cientistas e estudiosos da biodiversidade brasileira, além de representantes do governo federal e municipal de Benevides e outros convidados. “A inauguração deste espaço representa um passo importante na superação do grande desafio amazônico, que é produzir de forma sustentável. Posso dizer que mais do que um empreendimento, o que estamos vendo aqui é um conceito, uma ideia de que é possível sim produzir na Amazônia de forma ambientalmente correta, pensando o ambiente não apenas no sentido restrito, mas de forma global, integrando o homem", destacou o governador. Jatene especifica ainda, que "o que está acontecendo hoje vem muito na direção do que estamos discutindo no Estado, de que precisamos fazer uma tripla revolução: pelo conhecimento, pela produção e por novas formas de gestão e governança. 

Fico muito feliz em participar desse momento por entender que o grande desafio do Pará é reduzir pobreza e desigualdade e, certamente, projetos como este têm esse condão. Por outro lado, um empreendimento tão grandioso não teria se instalado num local onde não houvesse perspectiva, o que demonstra que o Estado tem um ambiente seguro para os negócios e condições objetivas de receber empresas desse porte e, assim, contribuir para o desenvolvimento de todos”, ressaltou Simão Jatene.

A mesma opinião tem o diretor presidente da Natura, Alessandro Carlucci, que ressaltou a importância da parceria entre empresariado, sociedade e entes públicos, como governos e municípios, para a viabilização de empreendimentos como esse. Segundo ele, no caso do Pará, o interesse e a disponibilidade demonstrados pelo governo do Estado desde o nascimento do projeto até a sua concretização foram fundamentais para a tomada da decisão a respeito da implantação do Ecoparque aqui.

“É sempre importante repetir que estamos muito motivados e entusiasmados com esse empreendimento, mas temos a total consciência de que qualquer iniciativa que queira ajudar no desenvolvimento sustentável da Amazônia tem que ser feita por um conjunto de atores empenhados em promover esse desenvolvimento, por isso, os entes públicos foram e continuam sendo muito importantes para qualquer iniciativa que queiramos fazer aqui”, pontuou.

Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário