O secretário de Saúde de Soure e vice-presidente do Cosems, Newton Pereira, também recebeu os médicos cubanos (Foto: Roberta Vila Nova/Ag. Pará) |
O Pará recebeu, neste fim de semana, mais 110 médicos cubanos que vão trabalhar em 37 municípios paraenses, sendo que 51 deles desembarcaram na noite de sábado, 8, e outros 59 na noite de domingo, 9. A vinda dos profissionais cubanos é resultado de um acordo de cooperação entre o Ministério da Saúde, a Organização Panamericana de Saúde (Opas) e o governo de Cuba, parceiros no Programa Mais Médicos para o Brasil, do qual também podem participar médicos brasileiros e de outros países, além de Cuba.
Os médicos desembarcaram no aeroporto da Base Aérea de Belém, onde foram recebidos pelo secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco; pela cogestora da Sespa, Maridalva Pantoja; pela coordenadora estadual do Programa Mais Médicos, Sônia Bahia; pela diretora de Políticas de Atenção Integral à Saúde, Dione Cunha; pelas representantes do Ministério da Saúde, Vilma Pinheiro e Rose Pinheiro; pelo consultor da Opas, Javier Maqueira; e pelo vice-presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Newton Pereira.
Até a chegada desse novo grupo, o Pará contava com 403 médicos do Programa Mais Médicos, sendo 378 intercambistas (377 cubanos e um brasileiro formado no exterior) e 25 brasileiros. Desse total, 17 profissionais cubanos atuam em Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) e os demais 384, em 119 municípios do Estado, o que corresponde a 83% do Pará.
Fonte: Agência Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário