![]() |
Uma geladeira nova consome 40% menos energia |
Moradores de Icoaraci, distrito de Belém, têm até exta sexta-feira (28), para se cadastrar no projeto "Mutirão da Economia", que visa contribuir para a redução do consumo de energia elétrica de famílias de baixa renda. O projeto compõe o Programa de Eficiência Energética da Celpa. Os interessados devem fazer o cadastro na Praça da Igreja da Matriz, na Rua Padre Júlio Maria.
Após o cadastro, as famílias receberão a visita dos técnicos da concessionária para avaliar as condições dos eletrodomésticos. Depois de concluída a avaliação, o Mutirão anunciará os contemplados no dia 2 de abril. No dia seguinte (3) inicia a troca dos eletrodomésticos.
Para participar, os moradores precisam obedecer alguns requisitos como: estar cadastradas no programa de Tarifa Social do Governo Federal, estar com a conta de energia em dia, possuir uma geladeira ineficiente e residir em Icoaraci. No momento do cadastro, as famílias podem fazer a substituição de até cinco lâmpadas incandescentes por fluorescentes.
Cerca de 6 mil geladeiras ineficientes e mais de 20 mil lâmpadas incandescentes já foram substituídas desde o início do programa, em setembro de 2013. A ação também é uma oportunidade de esclarecer a população sobre os benefícios do consumo racional da energia elétrica através de cartilhas educativas.
De acordo com a Aneel, uma geladeira nova consome aproximadamente 40% da energia demandada por uma geladeira ineficiente. A lâmpada fluorescente economiza até 80% da energia demandada por uma incandescente.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário