web stats

quinta-feira, 6 de março de 2014


Alunos e professores durante a demonstração de um dos trabalhos desenvolvidos, na segunda mostra científico-cultural da Escola Estadual Pitágoras (Rai Pontes/Ascom Seduc0

A Escola Estadual Pitágoras recebe, no próximo dia 17 de março, na Estação Júlio Prestes, na cidade São Paulo, a premiação de destaque social do Prêmio Construindo a Nação, do Instituto da Cidadania. A premiação é resultado do projeto “Alfabetização científica através de experimentos, físicos e químicos” desenvolvido por estudantes do ensino médio no projeto Jovem de Futuro, do Programa Ensino Médio Inovador (Proemi).

O trabalho desenvolvido pela escola tem como objetivo proporcionar a iniciação científica aos alunos de escolas públicas. A meta é relacionar os conteúdos de física e química, estudados em sala de aula, com o dia a dia desses estudantes, fazendo com que compreendam a aplicabilidade dessas teorias na sua vida, ou seja, unindo teoria e prática.

Os alunos fizeram diversas pesquisas e começaram a desenvolver experimentos com base nas noções básicas de química e física aprendidas em sala de aula. Entre os trabalhos resultantes, estão o Macaco Hidráulico e a completa iluminação de uma cidade, construída sobre uma maquete, com a transformação de energia mecânica para energia elétrica.

Para a aluna da terceira série do ensino médio Débora Souza, os experimentos são muito importantes para a compreensão dos assuntos ministrados em sala de aula. “É muito interessante como podemos aprender melhor essas matérias a partir de experimentações, pois é muito mais fácil unindo a teoria com a prática”, afirmou.

O professor George Viana disse que os alunos ficaram muito mais motivados e passaram a participar das aulas. “Procuramos trabalhar com eles noções básicas de química e física. Eles começaram a compreender essas disciplinas desde a sua base”, explicou. “Foi muito bom trabalhar com esses alunos. Estou muito satisfeito com o resultado desse projeto”.

Para a diretora da escola, Ana Lúcia Albuquerque, receber este prêmio é uma forma de reconhecimento do trabalho. “É muito importante quando uma escola recebe um prêmio de um trabalho desenvolvido pelos seus alunos e professores. Serve como estímulo para todos que fazem a nossa escola e que a comunidade veja que estamos no rumo certo”, enfatizou.

Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário